Lojas de departamento em Orlando: conheça as melhores e saiba o que comprar
- 20/11/2024
- Blog
Saber quais são as lojas de departamento em Orlando faz parte da preparação do roteiro
Primeiro Capitulo: A Fuga part. 1
Elias Disney (pai de Walt Disney) era um homem severo. Trabalhava muito e vivia modestamente. Seu filho diria que Elias acreditava em “andar por um caminho reto e estreito” e o fazia, abstendo-se de fumar, beber, praguejar ou ir a festas. A única diversão que se permitiu quando jovem foi tocar violino e, mesmo assim, sua educação foi tão estrita que, quando garoto, tinha de sair discretamente e se esconder na floresta para praticar.
Durante a restauração inglesa, no fim do século XVI, um ramo de protestantes da família mudou-se para Irlanda, estabelecendo-se no condado de Kilkenny. Elias Disney mais tarde se gabaria de que “os Disney também eram ambiciosos e dispostos a aproveitar as oportunidades, sempre buscando uma vida melhor.Em julho de 1834, Arundel Elias Disney, o avô de Elias Disney, vendeu seus pertences, levou a esposa e dois filhos jovens para Liverpool e partiu para America a bordo do New Jersey, junto com seu irmão mais velho Robert e seus dois filhos.
Eles tencionavam se estabelecer na America, mais Arudel Elias não ficou lá por muito tempo. No ano seguinte mudou-se para a pequena cidade de Goderich, região desabitada a sudoeste de Ontário, Canadá. Com o tempo, Arudel Elias construiu o primeiro moinho de cereais da área e uma serraria, cultivou a terra e tornou-se pai de 16 crianças – 8 meninos e 8 meninas. Em 1858, o mais velho deles, Keple, de 25 anos casou-se com outra imigrante, Mary Richardison, e mudou-se para Bluevale, em Morris Township. Ali nasceu Elias, seu primeiro filho, em 6 de fevereiro de 1859.
Nota de um Dollar usada no ano de 1859
Ouvindo falar na descoberta de ouro na Califórnia, Kepple partiu em 1877, com seu filho Elias, então com 18 anos, e seu segundo filho mais velho, Robert. A região em que a família se instalou, condado de Ellis, era área de Fronteira, lugar muito duro de viver. Massacres praticados por índios ainda estavam frescos na memória e os próprios Disney ficaram tão alarmados que passavam a noite postados nas janelas com suas armas.
O crime era corriqueiro. O clima se revelou tão inóspito quanto os habitantes – seco e frio de amargar. Cultivar terra ali ou acabava com o homem ou o endurecia, como Elias endureceu e não tinha mais interesse, assim como seu pai, em cultivar a terra. Ele queria escapar. Pai e filho agora voltavam os olhos para a Flórida.
Para Elias, a Flórida tinha outro atrativo, além da promessa de um clima quente e novas oportunidades. A família vizinha que eles acompanharam, os Call, tinha uma filha de 16 anos chamada Flora. A família Call, como os Disney, eram pioneiros e desdenhavam o trabalho duro em troca de pequena paga.
Em um ano, os Call começaram a se desintegrar. Flora, que mal estava na adolescência, foi mandada para a escola normal em Ellsworth para tornar-se professora e, aparentemente, foi colega de quarto de Alberta Disney, irmã de Elias. Em poucos anos, o clima subjugou os Call. Com toda a certeza, foi no outono seguinte que partiram de trem para a Flórida, com Elias e Kepple Disney acompanhando-os.
Kepple voltou para o condado de Ellis logo depois. Elias ficou com os Call. A área onde se instalaram, segundo relato, era uma “vastidão desolada”. O lugar era conhecido como Pine Island por suas florestas de pinheiros. Elias se estabeleceu em Acron, onde moravam apenas sete famílias; os Call ficaram na vizinha Kismet. Flora tornou-se professora de Acron em seu primeiro ano de profissão, e de Paisley, no segundo. Enquanto isso, Elias entregava correspondência em uma carruagem puxada a cavalo e cortejava Flora.
Elias e Flora Call Disney
Seu casamento, na residência dos Call no primeiro dia do ano de 1888, uniu a intrépida determinação dos Disney ao temperamento mais tranquilo e intelectual dos Call, que se fundiram em seu filho mais jovem. Até o casal parecia díspar: a rígida magreza de Elias contrastava com a amistosa redondez de Flora, assim como a idade – ele estava com 30 ao casar-se, enquanto Flora estava com apenas 19 anos. Elias era muito parecido com seu pai, não gostava de ficar muito tempo em um lugar. O desejo de viajar e a necessidade de escapar levariam Elias de volta para o norte, em Chicago.
Robert Disney, seu irmão, dois anos e meio mais jovem, era visto pela família como o bem-sucedido. Seis meses depois de Elias se casar com Flora, Robert se casou com uma moça rica de Boston, chamada Margaret Rogers, e embarcou em uma carreira de especulação com imóveis, petróleo e até minas de ouro. Foi para Chicago em 1889 e construiu um hotel. Elias também foi pela promessa de conseguir emprego na feira, mas seus projetos eram mais humildes. Vivendo à sombra do irmão, esperava trabalhar não como magnata, mas como carpinteiro, oficio que aprendera enquanto trabalhava na estrada de ferro em seus dias mais difíceis.
Os Disney chegaram a Chicago no fim da primavera de 1890. Levaram o filho pequeno, Herbert, e Flora estava novamente grávida. A família desfrutou de poucos luxos. Elias ganhava apenas um dólar por dia como carpinteiro. No ano Seguinte, entrou com um pedido de permissão para construir uma casa de madeira de dois andares para a família, na qual, em junho seguinte, se acrescentaria outro filho, Roy O. Disney.
Elias foi contratado para ajudar a construir casas, e um de seus filhos lembrou que Flora também ia para as construções e “pregava e serrava tábuas com os homens”. Mesmo assim, segundo estimativa da esposa, Elias ganhava, em média, US$ 7 dólares por semana. Mas ele era um Disney e não desistiria de seus sonhos. Usando os contatos de Robert e hipotecando a própria casa, começou a comprar terrenos no loteamento, e construiu casas pequenas, de madeira, para trabalhadores como ele. Efetivamente, sob a tutela de Robert, Elias se tornara um empreiteiro, embora bastante modesto.
Na época, já com mais de 40 anos, começou a depositar sua esperança mais na fé e menos no sucesso.Tanto os Disney quanto os Call eram profundamente religiosos e a vida social de Elias e Flora em Chicago agora girava em torno da igreja Congregacional que ficava perto de sua casa. Quando a congregação decidiu reorganizar-se e, depois, voltou pela construção de um novo prédio, apenas a dois quarteirões da casa dos Disney, Elias foi nomeado tesoureiro, além de membro do comitê de construção. Quando a nova igreja de St. Paul foi consagrada, em outubro de 1900, a família assistia aos serviços religiosos não apenas aos domingos, mas também durante a semana. De vez em quando, se o pastor estava ausente, Elias subia ao púlpito, ” era um orador muito bom”, lembraria Flora.
Segundo a história, Flora e a esposa do jovem pastor, Walter Parr, ficaram grávidas ao mesmo tempo. Elias e Parr combinaram que, se suas esposas tivessem filhos homens, Elias daria o próprio nome ao filho do ministro, e o ministro daria seu nome ao filho de Elias. Foi assim, supostamente, que o novo bebê de Elias e Flora se chamou Walter Elias Disney.
Walter Elias Disney, uma de suas poucas fotos quando bebê
O Jovem Walter Elias Disney não se lembraria muito de Chicago. Ele mal fizera quatro anos quando Elias decidiu mudar-se outra vez. Embora agora o motivo fosse mais moral do que financeiro – ou até de temperamento. Dois garotos da vizinhança, da mesma idade que Herbert e Ray, filhos de Elias, e de uma família igualmente devota da igreja St. Paul, tentaram roubar uma oficina de automóveis e mataram um policial durante o tiroteio. Aterrorizado pela possibilidade de seus próprios filhos serem afastados do bom caminho, especialmente porque a vizinhança estava ficando mais violenta, Elias começou a procurar um ambiente mais saudável, chegando a fazer algumas rápidas viagens de reconhecimento antes de se instalar em uma remota cidade de Missouri, onde seu irmão Robert investira recentemente em terras Cultiváveis.
Em fevereiro, Elias vendeu sua casa. Ele, Hebert Ray e dois cavalos de tração que haviam comprado em Chicago foram para o Missouri em um vagão fretado para arrumar a fazenda, enquanto Flora, Roy, Walter e sua nova irmã, Ruth, seguiam no trem de Santa fé. “Foi um grande momento quando estávamos indo embora”, recordar-se-ia Walt anos depois. “Para todos nós, ir ara uma fazenda soava como algo maravilhoso”, confirmaria Roy.
Ruth e Walter Disney, quando pequenos.
Esse foi o primeiro capitulo da série, não percam semana que vem mais um capitulo da Biografia de Walt Disney.
Fonte: Walt Disney – O triunfo da imaginação Americana de Neal Gabler, Editora Novo Século.
Junte-se à discussão